EXERCÍCIOS
Exercitando as classes de palavras - Para 7º ano
1. Complete o poema com os
substantivos abaixo:
lua
- caixa - céu - vida - lápis
- sonhos - flores - arco-íris -
pôr-do-sol
Caixa de lápis de cor
Na minha__________de________de cor, guardo um__________. Muitas___________e
um_______________.Se chove, vou colorir o________de azul, posso até desenhar
uma______no dia, desenhar um poema no céu. Na minha caixa de lápis de cor
quardo o segredo dos__________coloridos da minha_________.
2. Sublinhe os substantivos
presentes no texto abaixo:
A loja do avô é linda. Como se vendesse sonhos, os mais deliciosos desejos.
Brinquedos, bonecas, linhas, pipas, botões, lápis, cadernos, decalques, papéis
de seda de todas as cores, cartolinas, cartões-postais. E no meio de todas
estas maravilhas, atrás do balcão, o avô sentado, sério, como um cão-de-guarda.
Nada para se pegar, tudo só para ver de longe, a pior maldade.
3. Dos substantivos abaixo,
sublinhe os próprios circule os comuns:
América, animais, Amazônia,
baleia, continente, Monteiro Lobato, Américo Vespúcio, água, mamífero, rio, Rio
Pelotas, crianças, livros, MDCA.
4.Juntando as palavras abaixo,
forme nove substantivos compostos.
banana, correio, perfeito, papel,
água, quente, espada, criado, amor, cachorro, moeda, prima, manga, pombo, mudo,
viva, maçã, obra.
1___________2__________3___________4___________5__________6__________
7____________8_____________9______________
5. Dos dias da semana, quais são
simples e quais são compostos?
simples_________________compostos___________________________________
6. Forme substantivos derivados
os substantivos primitivos abaixo:
pedra_____________ferro____________dente_____________carta____________
7. Os substantivos abstratos
provêm de adjetivos. Veja a transformação e faça o mesmo, circulando o que é
adjetivo e sublinhando o que é substantivo.
O palhaço está feliz / A
felicidade do palhaço
a) Este estudante é
inteligente___________________________________________
b) O rapaz é
tranquilo__________________________________________________
c) O olhar deste cachorro é
meigo________________________________________
d) A criança é
sincera__________________________________________________
e) A garota é esperta__________________________________________________
8. As palavras abaixo indicam
características. Forme com essas palavras substantivos abstratos acrescentando
a terminação -eza:
belo_____________pobre_____________rico___________fraco_______________
duro_____________estranho____________mole________frio_________________
9. Os fatos relatados a
seguir estão no passado. Reescreva-os como se eles estivessem acontecendo no
momento em que são narrados.
Ele passeava pelo atraente
departamento de brinquedos eletrônicos e acabara de cumprimentar um velho
conhecido, quando viu um homem, e mais que ele, sua mão surrupiando um
trenzinho de pilha, imediatamente enfiado em uma bolsa promocional da loja.
Interrompendo seu sorriso, ele deu um passo firme, fez voz de vigia de prédio
chique e perguntou o que estava acontecendo.
10. Complete as frases com a
forma verbal no futuro.
No dia em que eu tiver sorte,
____________________________________(ganhar) na loteria.
Quando nós soubermos a
verdade___________________________________(contar) tudo a você.
Se eles quiserem guerra,
___________________________________________(ter) guerra!
Quando eu puder,
___________________________________________(ir) a Paris.
11. Identifique os pronomes nas
frases. Em seguida, classifique-os.
Muitos são os conhecidos, poucos,
os amigos.
Cada pessoa sabe onde o sapato
aperta.
Nada como um dia após o outro.
O sol brilha para todos.
Pau que nasce torto, ninguém, em
tempo algum, endireita.
Pimenta arde nos olhos dos
outros.
12. Em cada item, há uma oração
empregando o pronome incorretamente.Identifique o erro e corrija:
O nevoeiro encobria todo o
pântano onde Holmes e seus amigos se escondiam. Ele sentia muito frio.
O cão gigantesco era e feroz e
metia medo. Eles eram os causadores das mortes naquela família.
Comprei belas sandálias ontem.
Hoje já estou usando elas.
Ontem vi um cão abandonado na
rua. Hoje encontraram ele morto.
João olhou assustado para Pedro
quando percebeu seu sangramento.
13. Identifique no texto os
advérbios e as circunstâncias que eles exprimem.
A Borboleta Orgulhosa
A borboletinha era uma beleza,
mas achava-se uma beldade. Devia, pelo menos, ser tratada como a rainha das
borboletas, para que se sentisse satisfeita. Quanta vaidade, meu Deus!
Não tinha amigos, pois qualquer
mariposa que se aproximasse dela era alvo de risinhos e de desprezo.
- o que você faz perto de mim,
criatura? Não vê que sou mais bela e elegante do que você? costumava ela dizer,
fazendo-se de muito importante.
Nem os seus familiares escapavam.
Ficava longe dos seus próprios pais e irmãos, como se ela não houvesse nascido
naturalmente, mas tivesse sido enviada diretamente do céu. Tratava-os com
frieza, como quem faz um favor,.
- Sim, você é formosa, borboletinha,
mas não sabe usar essa qualidade como deveria. Isso vai destruí-la em breve! –
Preveniu-a solenemente um sábio do bosque.
A borboletinha não deu muita
importância às palavras do sábio. Mas uma leve inquietação aninhou-se em seu
coração. Respeitava aquele sábio e temia que ele tivesse razão. Mas logo
esqueceu esses pensamentos e continuou sua atitude habitual.
Um dia, a profecia do sábio
cumpriu-se. Um rapazinho esperto surpreendeu-a sozinha voando pelo bosque.
Achou-a magnífica e com sua rede apoderou-se dela. Como é triste ver a
borboletinha vaidosa atravessada por um alfinete, fazendo parte da coleção do
rapaz!
Cada um tem aquilo que merece.
Não adianta pôr a culpa de nossos erros nos outros, no destino, em Deus ou na
má sorte. Cada um é responsável pelo seu próprio sucesso ou fracasso.
1. Coloque o verbo pedido no presente do subjuntivo
começando a frase pelas palavras: É preciso que eu...
Cantar.
Pôr
Trazer
Ver
Vir
2. Coloque agora no imperfeito do subjuntivo, começando as
frases pelas palavras: Era necessário que nós...
Cantar
Pôr
Trazer
Ver
Vir
3. Reescreva as frases a seguir :
- empregando o primeiro verbo no futuro do subjuntivo e o
segundo no futuro do presente do indicativo;
- empregando o primeiro verbo no imperfeito do subjuntivo e
o segundo no futuro do pretérito do indicativo;
a) Se eu (saber) o resultado, vocês também (saber).
b) Se nós (jogar) xadrez, eles também (jogar).
c) Se nós (querer) sair, elas também (sair)
4. Reescreva as frases da tira em que há uma locução verbal.
Substitua a locução pelo verbo principal no futuro. Veja o exemplo:
Exemplo: “Jon, vamos
saborear este momento!” ---------»
“Jon, saborearemos este momento!”.
d) Retira da tira um verbo que
indica uma ação acabada ou concluída, escreva o tempo e o modo a que pertence:
e) Retire da tira um verbo que
indica uma ação inacabada ou incompleta, escreva o tempo e o modo a que
pertence:
3) Preencha os espaços com os
verbos dos parênteses, no presente do subjuntivo.
a) Talvez eu _______________
outras curiosidades sobre um dos maiores gênios de todos os tempos. (conseguir)
b) Tomara que todos _________________
o valor desse gênio do renascimento. ( reconhecer)
c) É necessário que __________________
toda a genialidade de Leonardo da Vinci. (compreender)
5. Identifique os tempos verbais do indicativo e do
subjuntivo e as formas nominais em que estão os verbos destacados nestas anedotinhas do Bichinho da Maçã, de Ziraldo:
a) “O operário pegou
o minguado salário em notas fedorentas, rasgadas, imundas”. Olhou para o caixa
com a cara tão desconsolada que o caixa disse:
- Espero que você não tenha medo de micróbios!
-
Micróbios? Que micróbios podem sobreviver com um salário desses?”“
b) “ - Professora!
- Que é,
Joãozinho?
- Eu quero
dizer uma coisa muito importante.
- Fala.
- Estou com medo de assustar a senhora.
- Pode
falar.
- É o
papai.
- O que tem ele?
- Sei não.
Ele disse que, se eu tirar zero este
mês, alguém vai levar uma surra.”
6. Escreva os verbos dos parênteses no futuro do subjuntivo.
a) Quando __________________ mais sobre a época na
renascença, ficaremos ainda mais encantados com a história. (ler)
b) Todos se encantarão quando ___________________ as obras
de arte pintadas por Leonardo da Vinci. (conhecer)
Agora use o pretérito imperfeito do subjuntivo.
c) Se as pessoas _________________ a genialidade do
inventor, a nossa vida hoje seria melhor. (aproveitar)
d) Ficaria feliz se os alunos _________________sobre outros
inventores. (pesquisar)
****************************************************************************
Exercícios extras de substantivo - Para 6ºAno
1- Leia com atenção:
De que lugar do mundo vem o sorvete?
Essa delícia gelada que todos nós apreciamos e que combina com a estação (verão) vem de uma parte muito distante do mundo: o Oriente.
A guloseima surgiu na China, assim como o macarrão e a seda. O primeiro relato de que se tem notícia sobre o consumo do sorvete data de três mil anos atrás.Naquela época, como ainda não existiam geladeiras, ele era feito com uma matéria-prima natural, a neve, e misturado a suco de frutas e mel.
Quem levou a iguaria refrescante para a Europa foi Alexandre, o Grande, rei da Macedônia. No século XIII, o veneziano Marco Polo voltou de uma de suas viagens à China e trouxe na bagagem de volta a receita para os cozinheiros italianos. Sabe o que eles fizeram? Adicionaram um ingrediente que deixou o sorvete mais cremoso: o leite.
A partir daí, o quitute virou uma febre no Ocidente e passou a ser consumido na mesa dos nobres, por ser considerado um alimento raro.
A primeira sorveteria do mundo foi inaugurada em Paris, por volta de 1670. De lá, o sorvete passou pela
Inglaterra e acabou desembarcando na América com os colonizadores britânicos.
Nos Estados Unidos, o sorvete virou uma mania nacional. Tanto que a primeira fábrica de sorvetes do mundo foi instalada lá, em 1851.Já por essas bandas, o sorvete surgiu nos tempos do Império, com a inauguração da primeira sorveteria em 1835.
TAKAIAMA, Shaonny. O Estado de São Paulo. São Paulo, 25 fev. 2006. – Estadinho.
1. Consumo, neve e fábrica são substantivos primitivos. Forme substantivos derivados a partir de cada um.
a. Uma porção de gafanhotos pousou sobre uma plantação de milho.
b. O navio visitou o conjunto de ilhas dessa região.
c. Neste museu há uma coleção de obras de arte moderna.
d. Um conjunto de aviões fazia acrobacias no céu.
e. Meu professor trouxe um conjunto de mapas para a aula de Geografia.
2. No texto, aparecem os seguintes substantivos derivados: guloseima, geladeira, cozinheiro, sorveteria e
colonizadores. De que substantivos primitivos eles derivam?
3. Copie do texto dois substantivos simples e um composto.
4. Copie todos os substantivos próprios.
5. Fruta, mel e mesa são substantivos concretos. Copie do texto outros cinco substantivos concretos.
6. Reescreva as frases a seguir, substituindo as expressões grifadas pelos substantivos coletivos equivalentes.Faça as adaptações necessárias.
a. Uma porção de gafanhotos pousou sobre uma plantação de milho.
b. O navio visitou o conjunto de ilhas dessa região.
c. Neste museu há uma coleção de obras de arte moderna.
d. Um conjunto de aviões fazia acrobacias no céu.
e. Meu professor trouxe um conjunto de mapas para a aula de Geografia.
Muito bom estes exercícios, gostaria de ver as respostas deles. Obrigada.
ResponderExcluirAdorei os exercícios!
ResponderExcluirObrigada.
ResponderExcluirAdorei as atividades!
ResponderExcluirGOSTEI!!!!
ResponderExcluirgostaria das respostas adalgisiamoreira@hotmail.com
ResponderExcluirobrigada!
num da para escrever
ResponderExcluirgostaria das resposta dos exercícios para mim acompanha do 6º ano e 7º ano
ResponderExcluiredyvaldoverdiano@gmail.com
obrigada!
ruim pa caralho bota o portugues no meio dos seus cus seus cuzoes
ResponderExcluirbom dia gostaria do gabarito, gostei das atividades. se possível enviar para baratinh24@gmail.com.
ResponderExcluirBoa tarde ... poderia mandar pra mim o gabarito
ResponderExcluirviviane.alguem@gmail.com
Amei o blog se possível poderia mandar o gabarito rosilene.menezes10@gmail.com
ResponderExcluirBom dia! poderia enviar o gabarito para o email brunakatarina21@gmail.com?
ResponderExcluirBom dia! poderia enviar o gabarito para o email brunakatarina21@gmail.com?
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirPoderia enviar o gabarito?
jamineiva@gmail.com
gostaria de obter o gabarito
ResponderExcluirPor favor poderia me mandar as respostas.Estou estudando com meu filho e estou insegura
ResponderExcluirleleia_oliv@hotmail.co
Obrigado.
ResponderExcluirBoa noite!!!
ResponderExcluirVocê poderia mandar o gabarito para meu email. daysenascimento2304@gmail.com
Favor enviar o gabarito lucieneportela66@gmail.com
ResponderExcluirObrigada!!!
Pode mandar o gabarito ne email f.s.oliveira90@gmail.com por favor !!!
ResponderExcluirTambém quero!
ResponderExcluirbrunasdr@gmail.com
Ola eu gostaria do gabarito
ResponderExcluiranasantosbicudo@hotmail.com
Preciso do gabarito!
ResponderExcluirAlguém pode me enviar por favor!
beatrizalexsandra@hotmail.com
Gostaria do gabarito para acompanhar, beatrizalexsandra@hotmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgostaria do gabarito sandranunes.marques@gmail.com
ResponderExcluirAdorei! Mais pode me mandar o gabarito ? Larissa.rodrigues146@gmail.com
ResponderExcluirAMEI AS ATIVIDADES.
ResponderExcluirPOR FAVOR, ENVIA-ME O GABARITO!
OBRIGADA
Envia o gabarito. Obrigada
ResponderExcluirozaribeiro2009@hotmail.com
Por gentileza alguém poderia me enviar o gabarito. Gostaria de conferir as respostas. Obrigada!!
ResponderExcluirtalyssajacomo@hotmail.com.br
Evia o gabarito
ResponderExcluirpor favor alguém tem o gabarito da questão 9 e 13 a borboleta orgulhosa?
ResponderExcluirPreciso do gabarito para conferir as respostas por favor
ResponderExcluirmariahwibiling@gmail.com
Urgente!!!!
me envia o gabarito por favor marcellapvc@gmail.com
ResponderExcluirGostaria das respostas
ResponderExcluirResposta
ResponderExcluirPor favor vc poderia me enviar as respostas pavanelloadriana@gmail.com
ResponderExcluirOlá, voce pode me enviar o gabarito das atividades? principalmente Exercitando as classes de palavras - Para 7º ano.
ResponderExcluirObrigada
e-mail: dani.teacher78@gmail.com
Bom dia !!! Gostaria do gabarito, será que pode me enviarr, por favor?
ResponderExcluirno e-mail: mari.l.carnevalli@gmail.com
ResponderExcluir